Gestão de Insumos Compostos (Ficha Técnica Aninhada)
poder criar um insumo que seja composto por outros insumos. por exemplo a massa de pizza, é um insumo que vai ser usado na preparação das pizzas, mas que é composto por outros insumos, como farinha, sal, fermento. sem essa opção fica muito difícil o controle de estoque
-
Comentário de
Thiago Bueno
Pessoal, algum posicionamento em relação a este tema?
-
Comentário de
JULIANO BERNARDES ROSADO
otima ideia
-
Comentário de
Anderson Vaz
Vejo necessidade de ter possibilidades de sub produto, como exemplo o pastel.
Cadastro massa em kilo e faço a ficha técnica
Cadastro a variedade de recheio que disponho,
Depois cadastro o pastel de carne
x gramas de massa
x gramas de recheio
Conforme o tamanho.
Em insumos não dispõe ficha técnica desta maneira creio que a criação de "subproduto" seja a maneira que resolva e possa ser inserido na ficha técnica ou em insumos ter uma aba "ficha técnica" -
Comentário de
Sandro ribeiro
NO LUGAR DE VC CADASTRAR A MASSA CADASTRE OS INSUMOS QUE VAO NA MASSa
-
Comentário de
Marcelo Lopes Santos
Poderiam habilitar produtos na ficha técnica, por exemplo a maionese da casa é um item que eu vendo a parte, mas ela também compõe o lanche, assim quando eu vendesse um lanche ele já controlaria o estoque dos insumos da maionese.
Outro ponto são insumos feitos no estabelecimento, ex.: cebola caramelizada, que eu utilizo óleo, cebola e açúcar, esses seriam o insumo do meu insumo. -
Comentário de
Lucas Moraes
Excelente ideia!!!
-
Comentário de
Thiago Bueno
Acho que com todos os comentários ficou clara a necessidade de gerar produção interna, que movimente o estoque de insumos independentemente das vendas! Esta funcionalidade é URGENTE
-
Comentário de
Andre Guerreiro
possibilidade de CRIAR insumos, exemplo, caldo de frango que será utilizado em várias receitas. Criamos o insumo manipulado, os ingredientes (frango por exemplo) são debitados do estoque e geram um insumo manipulado, quando montar o produto e só adicionar esse caldo a itens e calcular a quantidade e valor
-
Comentário de
Cintia Tuani
Sugiro que possamos cadastrar as receitas e o rendimento da receita.
no meu caso trabalho com bolos, e por exemplo uma receita de bolo me rende 1kg de massa, mas para fazer um determinado bolo, uso apenas 500g de massa.
do jeito que a ficha técnica se encontra dificulta o cadastro.
por exemplo, trabalho com brigadeiros tbm e uma receita me rende 25 brigadeiros, o que não consigo cadastrar hoje.
deve haver um campo de cadastro de receitas bases e seus respectivos rendimentos. -
Comentário de
Vinicius Lima
Criem sub-categoria de produtos.
-
Comentário de
ADM Esperança
É importantíssimo que se tenha a ficha técnica de insumos de produtos processados internamente, usaram acima o bom exemplo de massas de pizza. Isso é imprescindível para diversos pratos, como os que acompanham arroz, batata etc, são guarnições simples que terão que ter suas receitas repetidas em todas as fichas técnicas. Isso vale para muitos e muitos itens, como molhos (tomate, branco, etc), massas e hambúrgueres caseiros, temperos, caldas em sobremesas.
Sem a ficha técnica dos insumos o trabalho de cadastro fica repetitivo e dificulta muito o controle de estoque, tanto pela falta da baixa automática, como nas contagens de inventário, onde encontraremos o produto processado aguardando a montagem final em nossos estoques, não sendo possível aponta-los em estoque e também não aparecerão em nossas vendas, acabam entrando como se fossem desperdício.
Atrapalhando muito todos os controles e métricas.Essa funcionalidade é URGÊNTE
-
Comentário de
Eduardo Stefano
Produtos como lasanha, são preparados bem antes de serem vendidos, indisponibilizando os insumos. Hoje ao produzir uma lasanha tenho que dar saida em varios insumos manualmente e depois lançar a quantidade de lasanha produzida, isso gera retrabalho.
Existem outros sistemas no mercado, que vc monta a ficha tecnica de um produto com essa caracteristica, e ao lançar a produção no estoque, ele baixa automaticamente os insumos. Isso ajudaria bastante, e diminuiria os erros do estoque. -
Comentário de
Leticia Mendonça
Verdade. Eu tenho dificuldade com tempero. Tem uma receita pronta. Mas na ficha tenho que cadastrar 1 por 1.
-
Comentário de
Edson
Olá, não sei se vc tem o valor exato ou aproximando, mais eu sugeria vc ter esses cálculos de produção de suas massas fora, ex. pra fazer 30 kg de passa de pizza preciso de tantos kg de cada itens, ou seja vc lança depois que vc comprou todos os insumos para determinados kg, outro ex. 10kg de farinha + 1kg de fermento + 30 ovos 1kg de sal, final rendeu 15kg de massa para pizza, qual foi o custo dessas produção, não sou do ramo de pizza, sou da Hambugueria, mais tenho produtos fracionados q faço isso e coloco no isso depois de pronto e fora tenho o centro de custo. não sei se eu souber explicar kkkk igual a charque se vc ja sabe q perde 300gr e melhor lancha como 700gr ao invés de 1kg e fazer o calculo dessa perda igual a gente q perde na manta de bacon, pesamos com e depois sem a pele. se ajudei bom ano novo a todos!
-
Comentário de
anónimo
Hoje o sistema tem ficha técnica nos complementos mas não tem nos insumos, e deveria ser o contrario.
tenho uma maionese temperada cadastrada em INSUMOS, que compoe um item cadastrado em PRODUTOS (hamburguer X), contudo, la no cadastro da maionese dentro de INSUMOS não tem a ficha tecnica com os insumos utilizados para sua criação, o que impossibilita a baixa desses determinados materiais utilizados.
Como existe a possibilidade do cliente querer adicionar mais um porção da maionese fizemos um outro cadastro da mesma maionese dentro de COMPLEMENTOS, que é visualizado pelo cliente no momento do pedido, já nesse cadastro de complementos tem a opção de ficha técnica com os INSUMOS.
Ou seja, não vejo motivo para ter ficha técnica em COMPLEMENTOS e não ter em INSUMOS.
O correto seria, dentro dos insumos cadastrados, deveria ter a ficha tecnica relacionando os materiais utilizados para a criação desse outro insumo, dessa forma, tanto dentro do cadastro de PRODUTOS quanto de COMPLEMENTO seria indicado o insumo com sua propria ficha tecnica.
não sendo dessa maneira fica o estoque sempre furado
-
Comentário de
diego Silva
Acho importante e sinto falta.
-
Comentário de
Trem da Serra Restaurante
O controle de estoque deveria seguir um fluxo cíclico de serviço:
Compras/Produção - Venda/Transformação - Balanço - Ordem de Compra
Compras/Produção: Após as compras é feito o registro de entrada de insumos e produtos no estoque... isso também precisa ser feito com os insumos beneficiados, que são itens preparados a partir dos insumos comprados podem servir de composição pra diversos produtos. (é necessário liberar para lançar produtos, insumos e insumos beneficiados em todas as fichas técnicas)
Venda/Transformação: Feitas as vendas, os produtos devem ser baixados do estoque, mas não é só venda que gera baixa em estoque. A produção de insumos beneficiados (itens porcionados, temperos, etc) também gera baixas e acréscimos no estoque. Deve existir um processo para controlar essas movimentações internas de produtos.
Balanço: Depois de vender e produzir insumos beneficiados, eu quero saber como está o estoque. Quero saber se houveram desvios ou perdas. Nesse ponto é importante que exista a opção de impressão de uma lista de contagem, com essa lista em mãos o funcionário conta tudo e posteriormente lança em um campo para isso (vcs ja tem o "Alterar Estoque em Lote", mas poderia ser aprimorado pra ficar mais fácil de lançar só os produtos que interessa a contagem)... lançada a contagem, o estoque atualiza pela contagem e fica possível gerar um relatório dos produtos que tiveram divergência (tanto pra mais quanto pra menos) e isso que gera o real controle do estoque.
Ordem de Compra e Produção: Com o estoque ajustado, o sistema tem condições de gerar Ordens de Compra e Ordens de Produção. Assim, os funcionários responsáveis poderão imprimir as listas e por a mão na massa, seja fazendo cotações e compras, seja transformando insumos em insumos beneficiados...
Eu sugiro revisar a forma como estão disponíveis as funções do controle de estoque. O sistema já tem todo o banco de dados e todas as infos necessárias pra tornar esse fluxograma viável.
Hoje faço isso através de planilha de excel com banco de dados, seria top fazer tudo no sistema. Além disso, da forma como o sistema gera os relatórios (sem códigos de produto) fica impossível integrar o Consumer com essa rotina, mesmo usando a planilha como complemento. Sugiro ainda que na aba "Histórico de Entradas e Saídas" seja incluida a coluna de código dos produtos e insumos, para que seja possivel fazer integrações do sistema com outros métodos de controle...
Obrigado
-
Comentário de
SABORES DO CHEF PICANHARIA
Melhorar o módulo de ficha técnica de maneira que:
1. Na lista de insumos possamos especificar a perda por manipulação.
2. Possamos ter fichas de receitas para ser usadas na composição da ficha técnica de produto
3. Ter um relatório que confronte os gastos reais com insumos X o que deveria ter sido gasto a partir do que efetivamente vendeu com base nas receitas para identificar se o CMV praticado está em conformidade com o planejado -
Comentário de
Micaella Barreto
sugiro que na ficha técnica tenha o valor e a proporcionalidade do desperdício. tipo: 1kg de charque, com o escalde rende 700g.
da mesma forma quanto ao rendimento, ex; sopa de carne, lançamos a ficha para uma quantidade x...e quanto de porções rende, com as informações do custo total e por unidade.